Pedido de benefício com documentação mínima não pode ser negado automaticamente: o segurado deve ter chance de completar as provas antes.
Por Editor André L. Guimarães | Revisão jurídica: Dra. Mariana Rodrigues Valle Guimarães, OAB/RJ 205.702
Publicado em 22 de outubro de 2026, às 23h12.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não pode negar de forma automática um pedido de benefício que tenha uma base mínima de documentos. Antes de recusar, precisa dar ao segurado a chance de completar a documentação ou as provas. Vale tanto para decisões de servidores quanto para análises feitas por ferramentas automatizadas, os chamados robôs.
O esclarecimento é da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele veio no julgamento de embargos de declaração, recurso usado para esclarecer pontos de uma decisão, sobre o Tema 1.124 dos recursos repetitivos.
Esse tema definiu dois pontos nas ações contra o INSS. O primeiro é quando o segurado tem interesse de agir, ou seja, quando já pode recorrer à Justiça. O segundo é a partir de quando são pagos os valores dos benefícios concedidos ou revisados judicialmente. Os embargos foram acolhidos em parte, sem mudar as teses fixadas em 2025.
- Participe do grupo de WhatsApp da Revista Sapiências, aqui.
O colegiado também detalhou situações que influenciam a data a partir da qual o benefício é devido. Entre elas, estão os casos em que a prova produzida na Justiça só confirma o que já tinha sido apresentado ao INSS e os casos em que o instituto não deixou o segurado completar a documentação.
O robô continua, mas com limites
Segundo o relator, ministro Paulo Sérgio Domingues, a decisão não proibiu o INSS de usar sistemas automatizados para identificar documentos faltando, necessidade de outras provas ou pedidos inadequados.
O que não se admite é negar um requerimento apto, ou seja, com documentos suficientes para permitir a análise, sem dar ao segurado a chance de esclarecer ou completar o que falta.
O ministro diferenciou essa situação do chamado “indeferimento forçado”. Nele, o segurado entrega só documentos básicos, sem o mínimo para mostrar que tem direito ao benefício. Nesse caso, a recusa é regular, mesmo que a falta de documentos tenha sido detectada por um robô. Cabe ao interessado fazer um novo pedido.
Para Domingues, a tecnologia não muda os deveres do Tema 1.124. Se o pedido tem documentação suficiente, mas ainda precisa de algum esclarecimento ou complemento, o INSS deve permitir a apresentação de nova prova ou, quando couber, a justificação administrativa.
Prova nova vai primeiro ao INSS
Os embargos também discutiram a apresentação, na Justiça, de nova prova sobre fato já informado ao INSS. As entidades que participaram do julgamento defendiam separar “fato novo” de “prova nova de fato antigo”, ponto também apontado como relevante no debate público sobre o tema.
A Primeira Seção manteve sua posição. Se o segurado reunir novas provas sobre fatos já apresentados, deve levá-las antes ao INSS, no mesmo processo ou, se não for possível, em novo pedido. O mesmo vale para um fato novo que o instituto ainda não analisou.
O relator lembrou as exceções já previstas no repetitivo. Uma delas é a apresentação, na Justiça, de documentos que o juiz considere apenas complementares ou de reforço a uma prova administrativa que já era suficiente para conceder o benefício. Há também situações em que a prova só pôde surgir depois ou só pôde ser apresentada em juízo porque o segurado não tinha condições reais de produzi-la antes.
Se o erro foi do INSS, o pagamento pode retroagir
O ministro destacou ainda um ponto importante para o bolso do segurado. Pode acontecer de uma perícia feita na Justiça apenas confirmar o que já estava demonstrado por documentos apresentados ao INSS, que, mesmo assim, não deixou o segurado completar a instrução. Nesse caso, o benefício pode ser pago desde a Data de Entrada do Requerimento (DER), o dia em que o pedido foi feito, se os requisitos já estavam cumpridos naquele momento.
Situação diferente é a de uma prova realmente nova, apresentada só na ação judicial, sem ter passado antes pelo INSS. Aí, em regra, não há interesse de agir, e a nova documentação deve ser levada ao instituto, salvo as exceções do Tema 1.124.
A decisão também reafirmou que a demora excessiva do INSS, ou um entendimento do instituto claramente contrário ao pedido, pode dispensar o requerimento administrativo prévio. São as exceções já fixadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Tema 350. Cabe ao juiz avaliar cada caso. Em caso de dúvida, o segurado deve provar a resistência notória ou a demora excessiva.
Regra vale também para processos em andamento
A Primeira Seção negou o pedido de modulação, isto é, de limitar a aplicação das teses apenas a ações futuras. Segundo o colegiado, o julgamento não mudou a jurisprudência; apenas consolidou e harmonizou entendimentos do STJ e do STF.
Por isso, a orientação vale também para processos em andamento em que a data de início do benefício ainda está em discussão. A aplicação imediata alcança tanto os deveres de colaboração do segurado quanto os do INSS.
Leia a íntegra do acórdão dos EDcl no REsp 1.913.152.
Na prática, o recado do STJ é simples: eficiência digital não autoriza o INSS a fechar a porta para quem tem direito.













